Por que o Iodo é tão importante?

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou na semana passada uma medida que visa reduzir  os teores de Iodo no sal de cozinha. A medida prevê a alteração da faixa atual – de 20mg a 60mg de Iodo por quilo de sal – para um teor de 15mg a 45mg/kg.

A decisão foi tomada depois de analisar pesquisas junto a Organização Mundial de Saúde, que revela que o brasileiro é um dos maiores consumidores de Iodo do mundo.

O consumo em excesso pode desencadear doenças na tireóide como tireoidite de hashimoto, que poroca cansaço, sonolência e aumento de peso.

Daqui a 90 dias, todo o sal comprado pelo brasileiro terá obrigatoriamente menos Iodo.

Qual a função do Iodo?

Encontrado no mar ou no solo, ele é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos hormônios tireodianos  (hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço): a triodotironina(T4) e a tiroxina(T3). Estes hormônios têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo). São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins, ovários e outros.

Os Distúrbios por Deficiência de Iodo:

A deficiência de Iodo por causar cretinismo em crianças(retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação  clínica mais visível – bócio (hipertrofia da glândula tireóide. Além disso, a má nutrição de Iodo está relacionada, com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de aborto e mortalidade materna.

Causas dos Distúrbios por Deficiência de Iodo:

1a. Consumo de alimentos oriundos de solos pobres em Iodo;

2a. Uso de Sal não iodado na alimentação.

Alimentos ricos em Iodo:

  • Alimentos de origem marinha(ostras, moluscos e peixes de água salgada);
  • Leite e ovos também são fontes de Iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo
  • Vegetais oriundos de solo ricos em Iodo também são boas fontes.

Dicas para o uso do Sal iodado:

  1. Ao comprar o sal, observe no rótulo se ele é iodado;
  2. Prefira sal iodado com maior prazo de validade;
  3. Ao armazená-lo, coloque-o dentro de um pote ou vidro com tampa, mantendo-o sempre fechado. Não coloque próximo do fogão e nem dentro da geladeira.

Por que o Iodo é tão importante?

  1. Promove o crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro e do organismo;
  2. Melhora a resistência às infecções;
  3. Melhora a capacitade física e mental e, consequentemente a aprendizagem e a produção no trabalho.

Atenção: Consulte o seu médico e veja a medida certa de Iodo para sua dieta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>