Sedentarismo mata tanto quanto tabagismo, diz pesquisa

Segundo pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, a falta de atividade física, o sedentarismo, mata tanto quanto o fumo e pode ser responsável por uma série de doenças crônicas.

 

Cerca de 5,3 milhoes de pessoas morreram em 2008, por falta de atividade física. Quase 10% de todas as mortes no planeta naquele ano.

A pesquisa também revelou que meia hora de exercícios físicos moderados cinco vezes por semana, uma caminhada ou um passeio de bicicleta ajudam a prolongar a vida com mais qualidade.

Veja a seguir as principais doenças causadas pelo sedentarismo:

Câncer

A falta de exercícios físicos é fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

Diabetes

Um dos principais fatores de risco para a resistência à insulina  é o aumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal. Isso faz com que a insulina não consiga mais agir no organismo, resultando no aumento das taxas de açúcar no sangue.

Hipertensão

O coraçao é um músculo que precisa ser exercitado regularmente. E, em pessoas, sedentárias, ele acaba se esforçando mais para que o sangue percorra todo o organismo. Assim, quem pratica exercícios aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular.

Osteoporose

Atividades físicas ajudam na formação óssea e ainda auxiliam na fixação do cálcio nos ossos.

Obesidade

Consumo de alimentos em excesso ou falta de estímulo para a queima de energia são os grandes responsáveis pela obesidade. Assim, além de ajustar a alimentação, é necessário movimentar o corpo para acelerar o metabolismo e, com isso, criar um equilíbrio que leve à manutenção do peso.