Category Archives: Saúde

Informações sobre doenças que atingem a sociedade contemporânea e como previní-las.

Sedentarismo mata tanto quanto tabagismo, diz pesquisa

Segundo pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, a falta de atividade física, o sedentarismo, mata tanto quanto o fumo e pode ser responsável por uma série de doenças crônicas.

 

Cerca de 5,3 milhoes de pessoas morreram em 2008, por falta de atividade física. Quase 10% de todas as mortes no planeta naquele ano.

A pesquisa também revelou que meia hora de exercícios físicos moderados cinco vezes por semana, uma caminhada ou um passeio de bicicleta ajudam a prolongar a vida com mais qualidade.

Veja a seguir as principais doenças causadas pelo sedentarismo:

Câncer

A falta de exercícios físicos é fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

Diabetes

Um dos principais fatores de risco para a resistência à insulina  é o aumento da gordura localizada, principalmente na região abdominal. Isso faz com que a insulina não consiga mais agir no organismo, resultando no aumento das taxas de açúcar no sangue.

Hipertensão

O coraçao é um músculo que precisa ser exercitado regularmente. E, em pessoas, sedentárias, ele acaba se esforçando mais para que o sangue percorra todo o organismo. Assim, quem pratica exercícios aumenta a capacidade e a resistência cardiovascular.

Osteoporose

Atividades físicas ajudam na formação óssea e ainda auxiliam na fixação do cálcio nos ossos.

Obesidade

Consumo de alimentos em excesso ou falta de estímulo para a queima de energia são os grandes responsáveis pela obesidade. Assim, além de ajustar a alimentação, é necessário movimentar o corpo para acelerar o metabolismo e, com isso, criar um equilíbrio que leve à manutenção do peso.

O que é Lombalgia?

Ou dor lombar é um problema de saúde responsável pelo desconforto de diversas pessoas de várias idades. Aparece mais comumente entre homens e mulheres acima dos 40 anos.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como ocorre e a maneira correta de tratá-la:

Várias causas estão associadas:

  • Postura inadequada, carregar pesos de forma incorreta, ficar de pé ou sentado por horas e fazer movimentos repetitivos de tronco sem alongamento;
  • Sobrecargas de trabalho; tarefas de casa como lavar roupa, limpar, lavar;
  • A maioria dos adultos terá lombalgia em algum momento da vida e muitas vezes os quadros de dor podem ser evitados ou aliviados através de orientações posturais, alongamentos frequentes e ginástica laboral.

Como cuidar da sua coluna:

  • Mulheres devem evitar o salto alto;
  • Carregar mochila e bolsa de ambos os lados do ombro; nunca sobrecarregando um lado apenas;
  • Fazer exercícios físicos de forma correta sempre observando a curvatura da coluna e sem exageros no peso;
  • Na posição sentada a coluna deve manter-se ereta e os joelhos e quadris devem estar flexionados a 90 graus, os pés no chão e a coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto da cadeira.

Clique aqui e veja exercícios utilizados para dor nas costas

 

Como conseguir o equilíbrio químico do organismo?

Você já ouviu falar em medicina ortomolecular? Não, pois ela é responsável por restabelecer o equilíbrio químico do nosso organismo.

Embora muitos afirmem que essa ciência possua antecedentes milenares, foi oficialmente na década de 60 que sua prática começou a ser difundida. Hoje muitos quadros psicopatológicos podem se beneficiar desse método.

A história da Medicina Ortomolecular

A Medicina ortomolecular foi desenvolvida pelo bioquímico Linus Pauling, um norte americano, no ano de 1968, após enfrentar uma doença renal rara e mortal, controlada pela ação do equilíbrio dos nutrientes. Linus acreditava que as doenças são resultados de desequilíbrios químicos. Então, o objetivo primordial do tratamento é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes. Esses elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres, responsáveis por enfraquecer o controle de defesa do organismo, resultando em doenças e envelhecimento.

O tratamento funciona de maneira simples. Por meio de exames específicos como a Avaliação Funcional, mineralograma capilar, saliva e exames também utilizados pela medicina tradicional (urina e sangue), é possível diagnosticar quais são os nutrientes (aminoácidos, vitaminas, proteínas, etc) que estão em falta no organismo causando o desequilíbrio e deixando o organismo suscetível ás doenças. Com este primeiro diagnóstico, inicia-se o tratamento através da reposição dos nutrientes. Também indicamos uma reeducação alimentar e atividades físicas.

Como essa ciência chegou ao Brasil?

A técnica começou a ser difundida no Brasil em meados dos anos 80.

Quais são os casos indicados e contra-indicados ao tratamento nessa modalidade?

Diversas disfunções e doenças podem ser tratados por meio da ortomolecular. Por exemplo: hipertensão, obesidade, diabetes, colesterol, disfunções sexuais, TPM, menopausa, depressão, enxaquecas. Além disso, o tratamento é importante para prevenção de uma série de outras doenças.

Quer saber mais? Acesse o site oficinal do Dr. Marcos Natividade e assista aos vídeos e demais materiais disponíveis.Ele é uma autoridade no assunto.