All posts by Evandro

Por que o Iodo é tão importante?

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou na semana passada uma medida que visa reduzir  os teores de Iodo no sal de cozinha. A medida prevê a alteração da faixa atual – de 20mg a 60mg de Iodo por quilo de sal – para um teor de 15mg a 45mg/kg.

A decisão foi tomada depois de analisar pesquisas junto a Organização Mundial de Saúde, que revela que o brasileiro é um dos maiores consumidores de Iodo do mundo.

O consumo em excesso pode desencadear doenças na tireóide como tireoidite de hashimoto, que poroca cansaço, sonolência e aumento de peso.

Daqui a 90 dias, todo o sal comprado pelo brasileiro terá obrigatoriamente menos Iodo.

Qual a função do Iodo?

Encontrado no mar ou no solo, ele é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos hormônios tireodianos  (hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço): a triodotironina(T4) e a tiroxina(T3). Estes hormônios têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo). São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins, ovários e outros.

Os Distúrbios por Deficiência de Iodo:

A deficiência de Iodo por causar cretinismo em crianças(retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação  clínica mais visível – bócio (hipertrofia da glândula tireóide. Além disso, a má nutrição de Iodo está relacionada, com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de aborto e mortalidade materna.

Causas dos Distúrbios por Deficiência de Iodo:

1a. Consumo de alimentos oriundos de solos pobres em Iodo;

2a. Uso de Sal não iodado na alimentação.

Alimentos ricos em Iodo:

  • Alimentos de origem marinha(ostras, moluscos e peixes de água salgada);
  • Leite e ovos também são fontes de Iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo
  • Vegetais oriundos de solo ricos em Iodo também são boas fontes.

Dicas para o uso do Sal iodado:

  1. Ao comprar o sal, observe no rótulo se ele é iodado;
  2. Prefira sal iodado com maior prazo de validade;
  3. Ao armazená-lo, coloque-o dentro de um pote ou vidro com tampa, mantendo-o sempre fechado. Não coloque próximo do fogão e nem dentro da geladeira.

Por que o Iodo é tão importante?

  1. Promove o crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro e do organismo;
  2. Melhora a resistência às infecções;
  3. Melhora a capacitade física e mental e, consequentemente a aprendizagem e a produção no trabalho.

Atenção: Consulte o seu médico e veja a medida certa de Iodo para sua dieta.

Golpe: Dinheiro fácil na Internet

Este post é um alerta a todas as pessoas sobre uma rede de sites que estão enganando muitas pessoas com a promessa de dinheiro fácil na internet.

Eles investem pesado em propaganda, usam até logomarcas das redes de televisão famosas, sem a devida autorização das mesmas.

Assista o vídeo abaixo e depois veja em seguida algumas dicas pra você fazer.

Algumas dicas que você pode fazer para combater este tipo de golpe:

  • Não acredite em promessa de dinheiro fácil, isso não existe!
  • Pesquise muito antes de comprar um curso sobre como ganhar dinheiro na Internet. Procure saber o histórico da empresa ou a pessoa que está lhe oferecendo o curso. Converse com outras pessoas que compraram o curso e veja a opniao delas.
  • Compartilhe o link deste artigo nas redes sociais, ou compartilhe o vídeo acima
  • Se você foi enganado por estes golpistas, reúna todas as provas e leve aos órgãos competentes como o Procon e o Ministério Público de sua cidade. As provas são um PRINT-SCREEN do site onde você foi enganado e o comprovante de pagamento. Não fique de braços cruzados lamentando, se ninguém denunciar aos órgãos competentes, os golpistas vão continuar enriquecendo com esse golpe!

Obrigado a todos pela  cooperação!

A importância do Colágeno

Quando se é jovem, as atenções quanto a  firmeza, elasticidade e tônus da pele quase não existem. Mas a partir dos 25 anos, as atenções se voltam para a pele, devido a produção de colágeno começarem a diminuir. Aos 50 anos, seu organismo produz apenas 35% da capacidade total de colágeno.

O que é o Colágeno?

O colágeno é um tipo de proteína. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno têm como principal função a formação de fibras que dão sustentação à pele.

Colágeno Hidrolisado

É um tipo de gelatina onde a concentração de aminoácidos como a glicina e a prolina é 20 vezes maior do que outras proteínas.

Benefícios do colágeno hidrolisado

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas;
  • Combate a flacidez da pele;
  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Contribui para a saúde dos ossos;
  • Combate celulite e estrias;
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático.

Indicação

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Onde é encontrado?

É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias. Também é encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteínas como a carne, leite e nas gelatinas.

Atenção: A auto-medicação causa sérios problemas à saúde. Por isto, é importante passar por uma avaliação médica antes.